sexta-feira, 25 de maio de 2012

PERIGO DO USO INDISCRIMINADO DE SUPLEMENTOS


Uma alimentação balanceada é o suficiente para repor o que se perdeu durante a atividade física e alcançar os objetivos desejados.
Algumas pessoas procurando respostas imediatas e milagrosas aderem, inclusive, de forma indiscriminada ao uso de suplemento alimentares, como creatina, bebidas isotônicas, BCAA, entre outros.
A indicação de suplementos se faz necessário para atletas de ponta, com necessidades nutricionais muito elevadas, ou para quem pratica exercícios físicos moderados, mas tem defcit de alguns nutrientes, como pessoas que seguem uma dieta vegetariana.
Como exemplo dos malefícios do uso indiscriminado de suplementos, podemos citaros de natureza ergogênica, que não é recomendado para indivíduos com problemas hepáticos, renais e hipertensos. Quando usados de forma excessiva e sem orientação profissional, os produtos podem causar sobrecarga hepática e renal, desidratação, perda de cálcio e gota, além de efeitos gastrointestinais, como diarréia e edema abdominal..

Então, se você pensa em fazer uso desse tipo de suplementação, procure um profissional NUTRICIONISTA, que possa orientar sobre o assunto.



PARA ACOMPANHAR UM VINHOZINHO NESSE FRIO, NADA MELHOR QUE UM FONDUE!!!
AÍ ESTÁ UMA RECEITINHA LIGHT!

FONDUE LIGHT DE QUEIJO

INGREDIENTES:
400 gramas de Queijo tipo cottage
1 embalagem de Cream cheese light
1/2 xícara de chá de Leite desnatado
1 colher de sopa de Vinho branco seco
1 dente de Alho cortado ao meio
1/2 colher de sopa de margarina Light

MODO DE PREPARO:
*No liquidificador, coloque o queijo tipo cottage, o cream cheese, o leite, o vinho branco e metade do alho. Bata até ficar homogêneo.

*Numa panela, esfregue a metade restante do alho, coloque a mistura de queijos e aqueça em fogo baixo, sem ferver. Tempere com sal e pimenta e reserve.

SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTOS:
* tomatinhos cereja
*palmito
*palitos de cenoura ou cenoura baby
*flores de brócolis ou couve-flor (cozidas no vapor)
*champignons
*kani

terça-feira, 15 de maio de 2012


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA:
DUPLA PERFEITA!



PITAYA



PITAYA É UMA ESPÉCIE DE CACTUS COMESTÍVEL DE ORIGEM INCERTA, PROVAVELMENTE DO MÉXICO.
É TAMBÉM CONHECIDA COMO FRUTA DRAGÃO POR CAUSA DA SUA CASCA IRREGULAR E SEUS GOMOS ESCAMOSOS OU FLOR DA LUA POIS SÓ FLORESCE À NOITE.
EXISTE 3 ESPÉCIES: 1 BRANCA POR DENTRO E DE PELE ROSA; OUTRA VERMELHA POR DENTRO DE PELE ROSA E UMA BRANCA POR DENTRO E DE PELE AMARELA.
DE SABOR DOCE SUAVE,  ESSA FRUTA EXÓTICA SE ASSEMELHA AO KIWI PELAS SEMENTES E AO MAMÃO NA FORMA DE SER CONSUMIDA.
RICA EM VITAMINA A, B E C, FUNCIONANDO COMO UM  ÓTIMO ANTIOXIDANTE;  POTÁSSIO, CÁLCIO, FÓSFORO E FERRO, ALÉM DE OMEGA 3 E 6.
SUAS SEMENTES FACILITAM O FUNCIONAMENTO INTESTINAL E FACILITA A DIGESTÃO.
TEM AÇÃO TERMOGÊNICA POR CONTER TIRAMINA, UM AMINOÁCIDO QUE ATIVA O HORMÔNIO GLUCAGON QUE FAZ O CORPO UTILIZAR O AÇÚCAR E AS GORDURAS E TRANSFORMAR EM ENERGIA E ALÉM DISSO PROVOCA SACIEDADE MAIS RÁPIDA E UMA MENOR VONTADE DE DOCES.
OUTRAS PROPRIEDADES TERAPEUTICAS DA PITAYA:
REDUZ O COLESTEROL, DIURÉTICO, PREVINE O CANCER DE CÓLON.
O EXTRATO DESTA FRUTA LEVA O NOME DE KOUBO E ATUALMENTE É USADA EM CÁPSULAS COMO MODERADOR NATURAL DO APETITE.
PODE SER UTILIZADA NO PREPARO DE SALADAS, CREMES, SORVETES, GELÉIAS, VINHOS.
POSSUI 60 CALORIAS POR PORÇÃO DE 100g.


SALADA DE RÚCULA, AGRIÃO, PITAYA, PIMENTA BIQUINHO E MOLHO EXÓTICO DE MOSTARDA

INGREDIENTES:
1 MOLHO DE AGRIÃO
1 MOLHO DE RÚCULA
1 PITAYA
PIMENTA BIQUINHO (A GOSTO)

PARA O MOLHO:
3 COLHERES DE SOPA DE MOSTARDA ESCURA
1 COLHER DE MEL
1 COLHER DE CHÁ DE GENGIBRE RALADO
5 COLHERES DE AZEITE

MODO DE PREPARO:

  •  HIGIENIZE AS FOLHAS. SEQUE-AS E ARRUME  NUMA SALADEIRA.
  •  RESERVE.
  • CORTE A PITAYA EM PEDACINHOS E COLOQUE POR CIMA DAS FOLHAS.
  • ACRESCENTE A SALADA PIMENTA BIQUINHO INTEIRA
  • FAÇA O MOLHO:  MISTURE OS INGREDIENTES COM UM MIXER ATÉ QUE ESTEJA BEM INCORPORADO.
  • SIRVA A SALADA COM O MOLHO E UM MIX DE SEMENTES (POR EXEMPLO: QUINOA, AMARANTO E LINHAÇA)









  •  



domingo, 13 de maio de 2012

ALHO PORÓ

O ALHO PORÓ OU ALHO FRANCÊS É UM VEGETAL PERTENCENTE A FAMÍLIA DA CEBOLA E DO ALHO.

ELE É UM BULBO QUE TEM SABOR MAIS SUAVE QUE A CEBOLA, LEVEMENTE ADOCICADO E MUITO UTILIZADO NA CULINÁRIA.  

ERA UTILIZADO PELOS ANTIGOS EGÍPCIOS, GREGOS E ROMANOS, QUE O ESPALHOU PELA EUROPA.  FOI TRAZIDO PARA O BRASIL PELOS EUROPEUS.

É RICO EM VITAMINAS A, B6 E C, POTÁSSIO, MANGANÊS, FOLATO, FERRO, CÁLCIO, FÓSFORO,  E CAROTENÓIDES.

TEM PROPRIEDADE ANTI-INFLAMATÓRIA, FORTALECENDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO E INIBINDO O CRESCIMENTO DE BACTÉRIA. OUTROS BENEFÍCIOS DESTE ALIMENTO SÃO:  REDUÇÃO DE COLESTEROL, AUMENTANDO O BOM COLESTEROL (HDL) AO MESMO TEMPO QUE REDUZ O LDL E O COLESTEROL TOTAL; REDUZ A PRESSÃO ALTA; REDUÇÃO DO RISCO DO CÂNCER DE PRÓSTATA, DE OVÁRIO E DE CÓLON; REGULA OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE.

CONTRA INDICAÇÃO: LACTENTES (PODE PROVOCAR GASES), HIPOTENSOS, HIPERTIROIDISMOS NÃO CONTROLADOS E AQUELES QUE FAZEM USO DE MEDICAMENTOS CONTROLADORES DO NÍVEL DE GLICOSE NO SANGUE. DEVENDO TER CUIDADO COM PESSOAS QUE SOFREM DE INSUFICIÊNCIA RENAL, POR SER RICO EM POTÁSSIO.

O IDEAL É CONSUMÍ-LO CRU, MAS PODE SER USADO EM COZIDOS, SOPAS, TORTAS, PATÊS, NO PREPARO DE PEIXES, AVES E CARNES. 

RECOMENDA-SE O CONSUMO DE PELO MENOS 3 VEZES NA SEMANA.

TEM APENAS 15 CALORIAS.

*****************



QUICHE DE ALHO PORÓ

Ingredientes. 1 xícara (chá) de farinha de trigo. 1 1/2 colher (sopa) de margarina. 2 colheres (sopa) de aveia. 1/2 colher (café) de sal. 1 colher (sopa) de água (se necessário). 2 talos de alho-poró cortados em fatias finas. 2 ovos ligeiramente batidos. 1/2 xícara (chá) de leite. 1/2 xícara (chá) de requeijãoModo de preparo1. Prepare a massa: peneire a farinha de trigo sobre uma superfície lisa até formar um monte.2. Faça um buraco no meio e ponha 1 colher (sopa) de margarina, a aveia e o sal.3. Amasse com a ponta dos dedos e, se necessário, ponha a água para ajudar.4. Forme uma bola e enrole-a em filme plástico. Leve à geladeira por 20 minutos.5. Prepare o recheio: Em uma frigideira, refogue o alho-poró no restante da margarina por 3 minutos.6. Tempere com sal e deixe esfriar. Ponha os outros ingredientes e o refogado em uma tigela. Misture delicadamente e reserve.7. Para montar: aqueça o forno a 180 ºC.8. Com um rolo de macarrão, estenda a massa até a espessura de 1/2 cm e forre uma forma baixa e redonda de 22 cm de diâmetro.9. Despeje o recheio sobre a massa. Asse até que o creme esteja dourado e consistente.

PERIGO DO USO DE OVOS CRUS NA ALIMENTAÇÃO



VOCÊ SABIA QUE A UTILIZAÇÃO DE OVOS CRUS NA ALIMENTAÇÃO PODE CAUSAR DOENÇA QUE LEVA A MORTE? SE NÃO SABIA LEIA O ARTIGO ABAIXO E PENSE 2 VEZES ANTES DE ENCARAR UMA VITAMINA A LÁ ROCKY BALBOA!!!!
HOJE HÁ VÁRIAS OUTRAS FORMAS SEGURAS DE AUMENTAR A MASSA MUSCULAR.

CONSULTE A SUA NUTRICIONISTA!!!!

****************

Gemada e outras preparações com ovos crus na mira da ANVISA

A agência aprovou já faz algum tempo uma proposta para colocar no rótulo de todos os ovos duas advertências: “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde” e “mantenha os ovos preferencialmente refrigerados“, inclusive no comércio.

A medida foi submetida inclusive a consulta pública. Seu objetivo é reduzir os casos de doenças causadas por contaminação pela bactéria salmonela, encontrada no intestino de animais. A bactéria é particularmente comum nas galinhas e pode estar presente tanto na casca como dentro do ovo.

Os principais sintomas são diarréia, dificuldade de digestão, ânsia de vômito e febre, diz Maria Cecília Martins Brito, diretora da ANVISA responsável pela área de alimentos.

A salmonela foi responsável por 34,4% dos 3.700 surtos de doenças transmitidas por alimentos notificados em 2007. Em 50% dos casos, a infecção ocorreu dentro de casa.

A idéia, portanto, é alertar as donas-de-casa. “As advertências atingem não apenas a gemada e o ovo mole, mas também, em alguns casos, glacê e mousse, se eles forem feitos com ovo cru“.

Ela ressalta que não se pretende uma redução do consumo do produto. “Não podemos estigmatizar o ovo. É um alimento muito importante do ponto de vista nutricional, contém muitas proteínas. Nós só queremos adicionar um cuidado”, explica.

De acordo com Brito, a contaminação por salmonela pode ocorrer desde a fase de formação do ovo até durante o seu manuseio. Outros alimentos, como frango, também podem conter a bactéria, que não resiste ao cozimento.

Fonte: Angela Pinho - Folha de São Paulo