domingo, 13 de maio de 2012

PERIGO DO USO DE OVOS CRUS NA ALIMENTAÇÃO



VOCÊ SABIA QUE A UTILIZAÇÃO DE OVOS CRUS NA ALIMENTAÇÃO PODE CAUSAR DOENÇA QUE LEVA A MORTE? SE NÃO SABIA LEIA O ARTIGO ABAIXO E PENSE 2 VEZES ANTES DE ENCARAR UMA VITAMINA A LÁ ROCKY BALBOA!!!!
HOJE HÁ VÁRIAS OUTRAS FORMAS SEGURAS DE AUMENTAR A MASSA MUSCULAR.

CONSULTE A SUA NUTRICIONISTA!!!!

****************

Gemada e outras preparações com ovos crus na mira da ANVISA

A agência aprovou já faz algum tempo uma proposta para colocar no rótulo de todos os ovos duas advertências: “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde” e “mantenha os ovos preferencialmente refrigerados“, inclusive no comércio.

A medida foi submetida inclusive a consulta pública. Seu objetivo é reduzir os casos de doenças causadas por contaminação pela bactéria salmonela, encontrada no intestino de animais. A bactéria é particularmente comum nas galinhas e pode estar presente tanto na casca como dentro do ovo.

Os principais sintomas são diarréia, dificuldade de digestão, ânsia de vômito e febre, diz Maria Cecília Martins Brito, diretora da ANVISA responsável pela área de alimentos.

A salmonela foi responsável por 34,4% dos 3.700 surtos de doenças transmitidas por alimentos notificados em 2007. Em 50% dos casos, a infecção ocorreu dentro de casa.

A idéia, portanto, é alertar as donas-de-casa. “As advertências atingem não apenas a gemada e o ovo mole, mas também, em alguns casos, glacê e mousse, se eles forem feitos com ovo cru“.

Ela ressalta que não se pretende uma redução do consumo do produto. “Não podemos estigmatizar o ovo. É um alimento muito importante do ponto de vista nutricional, contém muitas proteínas. Nós só queremos adicionar um cuidado”, explica.

De acordo com Brito, a contaminação por salmonela pode ocorrer desde a fase de formação do ovo até durante o seu manuseio. Outros alimentos, como frango, também podem conter a bactéria, que não resiste ao cozimento.

Fonte: Angela Pinho - Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário