sábado, 21 de julho de 2012

ALIMENTAÇÃO E PELE SAUDÁVEL

VOCÊ SABIA QUE PARA TER UMA PELE SAUDÁVEL É IMPRESCINDÍVEL UMA BOA ALIMENTAÇÃO?
A pele é um dos maiores órgãos do nosso organismo, atingindo cerca de 16% do peso corporal total. Ela constitui uma barreira de proteção para o nosso organismo. A nutrição interna reflete no meio externo (pele).
Nutrientes importantes para uma pele saudável:

- Carotenóides tem mostrado um efeito fotoprotetor sobre a pele, reduzindo a sensibilidade às queimaduras solares, talvez devido a sua capacidade de produzir melanina.

- Os ácidos graxos ômega-3 também apontaram um efeito fotoprotetor desse nutriente, devido as suas propriedades antiinflamatórias. Sugere-se que o efeito protetor do ômega-3 estaria ligado a inibição da prostaglandina E2.

- Zinco - Age inibindo a produção de sebo pela glândula sebácea no folículo piloso. Além da atividade antimicrobiana contra diversos microorganismos, inclusive o da acne.

- Cobre – participa da produção de colágeno e elastina.

- Selênio - retarda o envelhecimento dos tecidos. É componente do metabolismo hormonal da tireóide, participa dos sistemas de defesa antioxidantes e imunológica, favorece o rejuvenescimento celular da pele.

- Silício – protege a integridade das fibras de elastina e colágeno, preservando a elasticidade e flexibilidade dos tecidos da pele, unhas e cabelos, estimulando a produção do colágeno.

- Zinco – Com alto poder antioxidante, atua na regeneração dos tecidos da pele e a protege dos danos causados pelos raios UV.

- Magnésio – Hidratante e antialérgico. Atua na manutenção do equilíbrio celular.

- Manganês - Ação na produção do colágeno. Anti-infeccioso, antialérgico e melhora o processo de cicatrização.

Consuma frutas (laranja, limão, acerola, morango) e vegetais amarelos (cenoura, abóbora, milho) e verdes escuro (espinafre, brócolis, aspargo) para obter vitaminas A e C;
Leguminosas, pães e cereais integrais ou enriquecidos, ovos e verduras escuras para obtenção de vitaminas do complexo B;
Frutos do mar, aves e cereais para suprir deficiências de zinco;
Peixes gordurosos (salmão e atum), óleo de linhaça, gergelim e girassol para obter ácidos graxos ômega-3;
Beba água suficiente para refrescar o corpo e eliminar resíduos;
além disso, não fume e tente evitar o stress.
Suplementos naturais também podem ser utilizados, mas com orientação de um nutricionista ou médico: Geleia real (possui ação cicatrizante e combate o estresse da pele), pfáffia (ajuda na restauração e renovação celular), óleo de peixe, óleo de linhaça, óleo de fígado de tubarão, óleo de gérmen de trigo, levedo de cerveja em cápsula (complexo B), chlorella, espirulina, cavalinha (silício – síntese de colágeno), cápsulas de acerola (vitamina C), betacaroteno e silício orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário