sábado, 21 de julho de 2012

CAFÉ / CAFEINA

Nesse tempinho frio o que dá vontade é de tomar uma bebida quentinha, e nada mais arraigado no costume brasileiro do que um bom café.
É interessante saber algumas coisas sobre o café antes de exagerarmos na dose.
A dose ideal é de 200 a 300 mg/dia. O café é rico em cafeína além de uma grande variedade de minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares. O café contém também ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte de sua atividade antioxidante, e ainda com potencial atividade antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva.
A cafeína, princípio ativo do café, não encontra-se somente nele, sendo encontrado também em outras bebidas como os refrigerantes à base de cola, à base de cacau como o chocolate, no guaraná, em alguns chás como o mate, em quantidades menores proporcionalmente.
Uma xícara de chá possui em média de 50 a 100 mg de cafeína, variando esta quantidade pela forma de fazer.
A partir de 250 mg a cafeína já provoca aumento de secreção gástrica podendo ocasionar a gastrite.
A cafeina também, na dose adequada, pode auxiliar no desempenho de atividade física ou no emagrecimento.
Alguns estudos indicam que a cafeína melhora o rendimento físico e intelectual, estado de alerta, melhora das funções cognitivas, (memória, linguagem, capacidade de aprendizado) e está relacionado à prevenção do Mal de Alzheimer.
Porém em doses elevadas (superior a 600 mg/dia) podem causar sinais perceptíveis de confusão mental e indução de erros em tarefas intelectuais,ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia e zumbido. Para quem está acostumado a uso frequente, a suspensão súbita de cafeína, mesmo que em doses moderadas pode levar à abstinência, causando depressão, naúseas, vômitos, cefaléia e diminuição da concentração. As queixas de cefaleia e ansiedade crescem com o aumento da dose diária de ingestão de cafeina, mesmo que não interfira no tempo de sono, a cafeína atrapalha sua qualidade.
Um outro fator importante a ser citado é que o tradicional hábito de tomar um café depois do almoço é totalmente errado, pois a cafeína "compete" com a vitamina C e o Ferro, podendo anular esses nutrientes e também causa a perda significativa de cálcio no osso (a partir do consume de 500 mg em pessoas com dietas pobres em cálcio) podendo ser responsável pela osteoporose.
O ideal é que o consumo seja de até 2 xícaras de café por dia, com pouco ou nenhum açúcar... Ah, e até às 17 horas para não comprometer seu soninho!
Alguns alimentos e suas quantidades de cafeína/ xícara (240 ml):
- café expresso (2 xícaras de 60 ml) - 250 a 330 mg
- café descafeinado - 1 a 5 mg
- café solúvel - de 50 a 150 mg
- chá preto ou verde - 50 a 80 mg
- bebidas à base de cola - 1 lata - 35 a 45 mg
- bebidas energéticas - 1 lata - 80 mg
- chocolate amargo - 30 g - 20 mg
- chocolate ao leite - 30 mg - 6 mg
- cacau em pó - 3 colheres de chá - 8 mg
- leite achocolatado - 4 mg
E aí vai uma receitinha:
CAFÉ VIENENSE
Ingredientes:
- 4 quadradinhos de chocolate meio amargo
- Açúcar a gosto (com moderação, hein?!)
- 4 colheres de creme de leite (para diminuir calorias e gorduras aposte no light)
- 4 xícaras de Café Extra Forte
- Chantilly, canela e cacau em pó a gosto
- Raspas de laranja a gosto

Modo de preparo:
Derreter o chocolate, o açúcar e o creme em fogo brando. Juntar o café e levar ao fogo sem deixar ferver. Colocar em xícaras grandes. Guarnecer com chantilly e sobre ele colocar canela, cacau em pó e raspas de laranja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário