quinta-feira, 12 de julho de 2012

ÔMEGA 3 E 6


Os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6 são gorduras "do bem".

São também conhecidos como ácido linolênico (ômega-3) e ácido linoléico (ômega- 6).

O ácido linolênico é caracterizado como essencial, por não ser produzido pelo nosso organismo, e é precursor dos outros ácidos graxos poli-insaturados da série ômega-6.

Já é bastante conhecido o efeito benéfico da ingestão destes compostos, que podem atuar de diversas maneiras como: ajudando a reduzir danos vasculares, evitando a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose); reduzindo o colesterol total e o LDL sanguíneo na substituição dos ácidos graxos saturados por poli-insaturados; regulando a temperatura do corpo e a perda de água e atuando positivamente no sistema imunológico.

O consumo regular de omega 3 também auxilia na manutenção do cérebro. Essa substância faz parte da estrutura desse órgão, provendo a boa comunicação entre as células nervosas, ajudando no monitoramento da memória e do humor.
A falta dessa substância causa mudanças de humor, perda de memória e dificuldade de aprendizado. Ele é utilizado para aumentar a concentração, melhorar habilidades motoras, motivação, prevenir doenças degenerativas e até para reduzir o stress.

Podemos encontrar ômega-3 :
- Peixes oleosos de água fria (atum, arenque, sardinha, cavala e salmão)
- Óleo de Canola
- Óleo de Soja
- Azeite
- Rúcula
- Espinafre
- Linhaça
- Sementes de Sálvia

O ômega 3 por se tratar de uma substância com alto poder de oxidação, é recomendado que seja consumido juntamente com antioxidantes, como vitaminas C, vitamina E e selênio.

Como fontes de ômega 6, podemos citar:
Linhaça dourada
- Óleo de Milho
- Óleo de Soja
- Óleo de Girassol
- Leite
- Ovos
- Carne Animal
- Lula
- Peixes de água quente
- Açafrão
- Óleo de Girassol
- Nozes

Porém estudos demonstraram que o excesso do consumo de ômega 6 pode provocar doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer,retenção líquida e aumento da pressão arterial. Por isso o ideal é consumir mais ômega 3 do que ômega 6.

Atualmente estes óleos estão sendo consumidos em cápsulas também.

É recomendável portanto o aconselhamento de um nutricionista para o uso de suplementação destes óleos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário