ISSO POR QUE ENTRE A NOSSA ÚLTIMA REFEIÇÃO E A PRIMEIRA DO DIA EXISTE UM LONGO PERÍODO DE JEJUM, OU SEJA, O ORGANISMO ESGOTA A PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA (A GLICOSE), E PASSA A UTILIZAR O GLICOGÊNIO ESTOCADO, PRINCIPALMENTE NO FÍGADO. DURANTE O SONO. NOSSO ORGANISMO NÃO PARA, APENAS DESACELERA, MANTENDO AS FUNÇÕES BÁSICAS, COMO A RESPIRAÇÃO, O TRABALHO CARDÍACO... PRECISANDO DE ENERGIA PARA SEREM EXECUTADAS. ESSA ENERGIA SIGNIFICA POR VOLTA DE 40 A 60 KCAL POR HORA DE SONO, SENDO RETIRADA DAS NOSSAS RESERVAS DE NUTRIENTES.
PARA UM DESJEJUM ADEQUADO, TEREMOS QUE TER PELA MANHÃ:
- 1 ALIMENTO RICO EM CARBOIDRATO COMPLEXO - RICO EM FIBRAS - POR EXEMPLO: PÃO INTEGRA, CEREAIS
- 1 ALIMENTO RICO EM PROTEÍNA COMO O LEITE E DERIVADOS
- 1 FONTE DE GLICOSE - 1 FRUTA OU 1 COPO DE SUCO DE FRUTAS
FICAR EM JEJUM DURANTE TODA A MANHÃ CORRESPONDE A PERDA DE MAIS OU MENOS 30 % DO RENDIMENTO DE NOSSAS ATIVIDADES DIÁRIAS, PREJUDICANDO A DISPOSIÇÃO, O HUMOR, LEVANDO A DÉFICITS DE CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO.
MUITOS DE NÓS COLOCAMOS COMO EMPECILHO PARA NÃO TOMARMOS CAFÉ DA MANHÃ, A FALTA DE TEMPO OU FOME. HÁ SOLUÇÃO NOS DOIS CASOS. NA FALTA DE TEMPO, PREPARE UM CARDÁPIO QUE POSSA SER CONSUMIDO DURANTE A "VIAGEM" ATÉ O TRABALHO OU ESCOLA. QUANTO A FALTA DE FOME, COMA EM MENOR QUANTIDADE À NOITE.
QUALQUER DÚVIDA LEMBRE.... CONSULTE O SEU MELHOR ALIADO: O NUTRICIONISTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário