sábado, 23 de março de 2013

ACELGA



Hortaliça nativa do Mediterrâneo e da costa atlântica da Europa. possui como características folhas verdes brilhantes lisas ou crespas (com algumas nervuras) e longos talos com colorações que variam entre o branco, amarelo, laranja e vermelho.
Seu sabor amargo característico é muito apreciado na culinária de diferentes culturas. Geralmente as folhas de acelga são consumidas cruas em saladas, como também refogadas ou cozidas. Quando cozidas o sabor amargo desaparece, deixando um sabor mais delicado. É um alimento muito nutritivo de baixa caloria, com uma quantidade extraordinária de Vitamina K (vitamina essencial para a coagulação sanguínea), como também contém vitamina A, C, minerais (sódio, magnésio, potássio e ferro), fibra alimentar e proteínas. Porém em todas as partes da acelga contêm ácido oxálico que quando consumido em excesso pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos. Uma forma de reduzir este ácido é fervendo a hortaliça. Quando conservada em geladeira a acelga pode ser consumida em um prazo de 5 a 7 dias.


RECEITAS

CANELONE DE ACELGA
Ingredientes:
Recheio
200g peito de peru
200g de mussarela light
2 tomates fatiados
½ xícara de cebola
1 colher de sopa de orégano
½ xícara de parmesão

Recheio 2
2 xícaras de ricota
1 xícara de espinafre cozido e picado
½ xícara de uva passa
½ xícara de nozes
½ xícara de parmesão
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de cebola
Sal a gosto
Modo de preparo:
Acelga

Passar as folhas de acelga na água quente e na água fria para amolecer. Reservar.

Recheio 1

Abrir a folha de acelga e colocar 3 fatias de peito de peru e 3 de mussarela e enrolar. Numa travessa, forrar o fundo com tomate, temperar com sal e azeite. Colocar um pouco de cebola e orégano. Por os rolas de acelga, salpicar parmesão e levar ao forno médio por 10 minutos ou até derreter o queijo.

Recheio 2

Num bowl, misturar a ricota, o espinafre, a uva passa e temperar com sal e azeite. Abrir as folhas de acelga e colocar o recheio. Enrolar. Numa frigideira, refogar a cebola com um pouco de azeite e sal. Em uma travessa, colocar o fundo de cebola, colocar os rolar de acelga, salpicar com parmesão e nozes e levar ao forno médio por 10 minutos.

TROUXINHAS DE ACELGA
Ingredientes
1 Colheres de sopa de óleo
1 Xícaras de arroz
2 Cubos de caldo de legumes
2 Xícaras de água fervente
1 Lata de atum escorrido
2 Colheres de sopa de salsinha picada
16 Unidades de folhas grandes de acelga
2 Colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo
Em uma panela pequena, aqueça o óleo em fogo médio, junte o arroz e refogue por 2 minutos.
Dissolva os cubos do caldo de legumes na água fervente, reserve metade do caldo e junte o restante ao arroz. Cozinhe o arroz em fogo baixo por 10 minutos, com a panela tampada. Junte o atum e a salsinha. Reserve.
Em uma panela média, despeje o caldo reservado e leve ao fogo médio. Quando ferver, junte as folhas de acelga e afervente por 5 minutos. Retire-as e coloque sobre uma tábua. Reserve o caldo.
Recheie cada folha com 2 colheres (sopa) do arroz reservado e enrole, prendendo as laterais para dentro. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Em um refratário médio (31 x 19 cm), acomode as trouxinhas lado a lado.8. Cubra com o caldo reservado e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno por 10 minutos.
Sirva em seguida.
Se preferir, substitua o atum por palmito ou presunto picado.
Dica: As folhas precisam ser aferventadas para que não se quebrem no momento de moldar as trouxinhas. Procure utilizar folhas de acelga sem corte ou furos para que o recheio não saia durante o cozimento. Se preferir enrole as folhas recheadas no formato de charutinhos e prenda-as com cebolinha verde picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário