POR SER RICA EM FIBRAS ELAS AJUDAM NA SAÚDE INTESTINAL E NOS DÃO SACIEDADE.
SÃO FONTE DE VITAMINAS (A, B, C, E) E MINERAIS (CÁLCIO, FERRO POTÁSSIO, IODO).
TEMOS UMA VARIEDADE ENORME DE FOLHAS , INCLUSIVE AS QUE GERALMENTE JOGAMOS FORA, VINDAS DE OUTRAS HORTALIÇAS, COMO A CENOURA E A BETERRABA.
SÃO ELAS:
ALMEIRÃO, ALFACE (DIVERSOS TIPOS), COUVE, RÚCULA, SALSINHA, AGRIÃO, ESPINAFRE, BERTALHA, ACELGA, SALSÃO (AIPO), CHICÓRIA, COENTRO, REPOLHO, COUVE-DE-BRUXELAS, MOSTARDA, AZEDINHA, SERRALHA, TAIOBA.
VAMOS FALAR NA MAIS COMUM DAS FOLHAS..... ALFACE!
Originária do Leste do Mediterrâneo, é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, tem sabor levemente amargo, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.
Algumas das variedades: alface lisa, alface crespa, alface roxa, alface americana, alface romana.
Ao comprar deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos.
Como conservar: retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por cinco a sete dias.
Seu período de safra é de maio a novembro.
A alface, assim como todas as verduras, possui baixo teor de carboidratos, proteínas e gorduras, porém é rica em vitaminas e sais minerais.
100 g tem apenas 15 calorias.
Vitaminas: A, C e Niacina.
Minerais: cálcio, magnésio, fósforo e ferro.
Possui propriedades calmante e sedativa. É diurética, ajuda na coagulação do sangue e na cicatrização, favorece o trabalho intestinal.
Algumas curiosidades:
*Procure sempre colocar o sal na alface um pouco antes da refeição, pois o sal faz com que as folhas murchem mais rápido.
*As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou corte-as com as mãos.
É utilizada na culinária para o preparo de saladas, mas também em sopas, refogados e sumos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário